sexta-feira, 1 de maio de 2009

Pai: a causa de tudo!

Por incrivel que pareça, nesse fds eu fiquei ao mesmo tempo perplexo e estonteante.
Queria dividir isso com o leitor.
A magnificencia da inteligencia é tao absurda que ultrapassa qualquer noção de sua abrangencia.
Caso alguem áinda nao tenha lido Freud, aconselho que leia.

Num pequeno mundo azul que chamamos de terra ocorre a maior batalha psicologica de todas as eras. O unico problema é que essa guerra é pre-historica e subsiste ainda hoje.

A figura materna, da mae, sempre despertou a doçura de todos os seres humanos. A mae carrega consigo a figura da emoção, do colo, da beleza, da ternura, do acolhimento. Em quase todas as sociedade ocidentais, a mae tem um papel fundamental e é a primeira pessoa que gritamos quando nos deparamos com um perigo: "Mamãe!".

E o pai? Onde está essa figura? Para os que nao perceberam, o pai, quase sempre, é jogado para o lado ate certa idade. Quando pequenos ignoramos e temos certo medo do Pai, contudo, após crescermos, tomamos conhecimento de que ele se torna alguem bem especial: um exemplo, um espelho!

A figuramasculina é tao importante quanto a feminina, e digo mais, talves seja a mais importante figura. Nao é machismo. Que nossa sociedade seja machista, isso nao é novidade. Mas interpele com a razão e nao com a emoção. Sou contra qualquer forma de autoritarismo, inclusive a o sexual, mas que de fato o papel do Pai é de estrema importancia, isso sem duvida alguma.

O mundo é nada mais que reflexo do que guardamos em nosso inconsciente do nosso pai. O Pai nos primeiros anos da criança é seu antagonista. Ha uma guerra pasicologica dentro da criança por derrotar o pai e conquistar a mae. E quando isso nao acontece (na maioria dos casos), o filho passa a idolatrar o pai e ao mesmo tempo a querer combate-lo e obter o seu poder (poder esse que recai sobre a figura feminina, a mae).

Daí porque Cristo é masculino. Se ele viesse no corpo feminino nao teria voz suficiente para provocar os romanos. Possivelmente nao seria seguido por seus discipolos, uma vez que a sociedade na epoca era exclusivamente patriarcal. Esperto foi ele que passou seu ideal pelo simples fato de ser homem. Claro que encontrou resistencias, mas somente sofreu o que sofreu porque foi homem, se fosse mulher seus planos teriam dado errado. Hoje em dia, como muitos creem que o Cristo voltará, se Ele vier no corpo feminino será muito mais ouvido do que na sua primeira vinda.

Por isso, inclusive, que quando se refere a Deus, chama-o por Pai. O Pai é a figura mais complexa de tudo e é o seu fator sexual que impoe a nossa personalidade, nosso mundo, nossas ideias. O Pai é ao mesmo tempo a solução e o problema do mundo. Nao digo o Pai-Deus, mas a figura paterna e disso estendo ao conceito de Deus-Pai-Homem-Masculino.

Creio que a viagem racional aqui foi ate profunda, mas o tema é vasto e muito bonito. Depois que compreendemos a figura paterna, acabamos por perceber que nossos problemas estao ligados a essa figura tao antiga quanto é presente hoje.

Pare, pense e veja se estás acordado ou sonhando!
Entre e viva o mundo dos sonhos de Morfeus!

Um comentário:

  1. muito bom esse texto!

    Os pais são a causa de algumas frustrações dos filhos, impedem que eles desenvolvam certas pontencialidades, mas justiça seja feita, anos atras quando teorias foram formuladas, as mães exerciam exclusividade na educação e cuidado dos filhos. Hoje vemos exemplos de pais que mesmo sozinhos, desempenham este papel, e ao invés de ser algo negativo, acaba sendo o fator que oferece estabiliadade para a criança.

    quem sabe daqui a mais uns anos, ao invés das pessoas em desespero gritarem "EU QUERO A MINHA MAE", chamem pelo Pai...

    ResponderExcluir